CRECHE FRATERNIDADE MENINO JESUS

Com o término da construção da atual sede situada a rua Regente Feijó, em Santo André, que permitiu ao GRUPO ASSISTENCIAL IRMÃO ROMANO ampliar seu atendimento ao público e as atividades assistenciais e filantrópicas junto às famílias mais carentes da região, deparamos com crianças com diversas dificuldades. As famílias são numerosas, os pais possuem baixa instrução e, não raramente, estão desempregados ou subempregados. As crianças convivem diretamente com as diferenças sociais e muitas vezes com a violência, acarretando uma série de prejuízos na formação destes nossos irmãozinhos que ainda se encontram na mais tenra idade. A situação é agravada pela necessidade que muitas mães têm em ajudar na renda familiar e, por não dispor de creches públicas com vagas suficientes principalmente para os de menor idade, não têm com quem deixar

seus filhos com segurança. Com a confirmação desta realidade, um novo sonho, mais grandioso e mais desafiador, começou a ficar cada vez mais latente junto ao GRUPO: a construção e manutenção de uma creche para crianças carentes, que permita que suas mães possam trabalhar mais tranquilas, ajudando na composição da renda familiar e, dessa forma, a creche possa contribuir tanto para a formação das crianças do futuro, como para a edificação pessoal dos trabalhadores deste projeto.

Em 2012, um grande passo foi dado com o recebimento de um terreno de 2000m2 situado na esquina da rua Juquiá com rua Ituiutaba, doado pela prefeitura de Santo André, destinado à edificação dessa creche. Entramos agora em uma fase decisiva para a materialização desse grande sonho: construir a nova casa e começar a atender estes nossos pequeninos irmãos.

Ligada ao Grupo Assistencial Irmão Romano, a nova creche, batizada com o nome Creche Fraternidade Menino Jesus, está sendo idealizada para o atendimento, com qualidade, de cerca de 150 crianças entre 6 meses e 3 anos de idade, de famílias carentes que residem ou trabalhem na região.

 

 

 

CAMPANHA DO TIJOLINHO

Estamos construindo um sonho que dará amparo para centenas de crianças carentes e convidamos você a aderir a Campanha do Tijolinho.

Ajude-nos a tornar esse sonho em realidade.

CONCEPÇÃO

Concebemos a Creche Fraternidade Menino Jesus como uma instituição onde a criança tenha o direito à recreação, ao afeto, ao ambiente seguro e desafiante, à higiene, à saúde e à alimentação saudável, bem como ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas, emocionais, sociais, morais e de sua identidade, respeitando as diferenças de sexo, raça, religião e condição social. No trabalho de construção da identidade, é importante conhecer a história e a origem de cada família, bem como a identidade de cada grupo de crianças, colaboradores e educadores. É imprescindível também que a criança, desde a mais tenra idade, experimente relações de respeito consigo mesma, com o outro e com o meio ambiente para que construa valores sociais e de respeito à natureza.

 

CRITÉRIOS DE QUALIDADE

Show More

PROPÓSITOS

A Creche Fraternidade Menino Jesus, além dos princípios previstos na Constituição da República Federativa do Brasil, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB, nº 9394/96, na Declaração Universal dos Direitos da Criança, no Estatuto da Criança e do Adolescente, das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, tem ainda os seguintes propósitos specíficos:

Proporcionar o bem estar das crianças, num clima de segurança afetiva e física , durante o período de afastamento de seus familiares.

Contribuir com as famílias disponibilizando tempo para dedicação ao trabalho e obtenção de renda enquanto suas crianças estão sob nossos cuidados.

Auxiliar no resgate da dignidade social das famílias através de um processo de elevação da auto-estima.

Promover o desenvolvimento integral da criança, estimulando a busca do conhecimentoe completar a ação da família e da comunidade.

Estimular bons hábitos de saúde, higiene e alimentação.

Contribuir para a sociabilização, a integração e a interação das crianças,preparando-as para lidar com as diferenças.

Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana, tais como o respeito ao próximo, a sí mesmo e ao meio ambiente.

 

Show More

• Tamanho dos grupos e relação adulto/criança adequados a cada faixa de idade.

• Colaboradores e educadores cientes de que, além do atendimento das necessidades físicas, pegar a criança, segurá-la, alimentá-la, trocá-la, cantarolar com ela, entre outros, é acima de tudo um ato de amor.

• Ambiente arejado e funcional, com brinquedos e objetos para as crianças manipularem, e variadas oportunidades de interação entre as crianças entre sí.

• Alimentação balanceada, nutritiva e variada.

• Programação adequada às necessidades e ao nível de desenvolvimento das crianças.

 

O PROJETO ARQUITETÔNICO DA CRECHE FRATERNIDADE MENINO JESUS

O projeto arquitetônico da Creche Fraternidade Menino Jesus foi concebido para o máximo aproveitamento do perfil natural do terreno, possibilitando a construção em etapas, com o menor custo possível e ao mesmo tempo atender todos os aspectos técnicos e legais que envolvem a construção de uma creche, sem perda da qualidade, da funcionalidade e do lúdico.

Optou-se então por um construção modulada da creche e de fácil execução. Banheiros e salas serão adaptados as necessidades dos pequenos, através de mobiliário adequado, rampa para a circulação interna na escola (não haverá escadas), comunicação visual e a preocupação de acessibilidade total para toda a construção.

A primeira etapa permitirá o atendimento de até 80 crianças de forma completa e integral já com as salas da creche 1 e 2, sanitários e serviços, refeitório, cozinha e setor administrativo.

A segunda etapa constitui as demais salas de aula do andar térreo (creche 3) e o pátio coberto do andar inferior, com as salas da pré-escola e as salas multiuso, fechando o número de atendimento para 150/160 crianças.

O andar inferior é acessado pela rampa de pedestres que sai do térreo e também pelo acesso de veículos da rua Ituiutaba.

É nesse pavimento que temos o playground e toda a área livre de lazer da escola, bem como a arena teatral, sendo mais uma aposta da defesa do direito da criança, como lugar de aprendizagem, brincadeira, afeto e socialização.

No total serão 1825m2, divididos em dois pavimentos, com 8 salas de aulas e mais 4 salas de multi-uso que, de acordo com o programa educacional da escola, poderão ser ocupadas por aula de dança, laboratório, biblioteca, e atividades lúdicas. O projeto preocupa-se também em fazer uma estrutura capaz de atender a mais um pavimento superior, caso haja necessidade de uma ampliação futura do prédio.

 

 

 

IMAGENS DO PROJETO ARQUITETÔNICO

ASSISTÊNCIA SOCIAL

LOCAL: Rua Juquiá - Santo André - SP  ( Esquina com a Rua Ituiutaba)

Endereço:

Rua Rêgente Feijo, 130
Santo André - SP

09030-000
 

Tel: 11-4438-0922

  • logo facebook 2

© 2015 por Buzzetti Assessoria em Comunicação