top of page

CRECHE FRATERNIDADE MENINO JESUS

A CONCEPÇÃO DE UM SONHO

O Grupo Assistencial Irmão Romano através de suas atividades assistenciais e filantrópicas junto às famílias mais carentes da região, se deparou com diversas dificuldades enfrentadas por essas famílias. Normalmente são numerosas, os pais possuem baixa instrução e, não raramente, estão desempregados ou subempregados. As crianças convivem diretamente com as diferenças sociais e muitas vezes com a violência, acarretando uma série de prejuízos na formação destes nossos irmãozinhos que ainda se encontram na mais tenra idade. A situação é agravada pela necessidade que muitas mães têm em ajudar na renda familiar e, por não dispor de creches públicas com vagas suficientes principalmente para os de menor idade, não têm com quem deixar

seus filhos com segurança.

Com a confirmação desta realidade, um novo sonho, mais grandioso e mais desafiador, começou a ficar cada vez mais latente junto ao GRUPO: a construção e manutenção de uma creche para crianças carentes, que permita que suas mães possam trabalhar mais tranquilas, ajudando na composição da renda familiar e, dessa forma, a creche possa contribuir tanto para a formação das crianças do futuro, como para a edificação pessoal dos trabalhadores deste projeto.

Em 2012, um grande passo foi dado com o recebimento de um terreno de 2000m2 situado na esquina da rua Juquiá com rua Ituiutaba, doado pela prefeitura de Santo André, destinado à edificação dessa creche. Entramos agora em uma fase decisiva para a materialização desse grande sonho: construir a nova casa e começar a atender estes nossos pequeninos irmãos.

Ligada ao GRUPO ASSISTENCIAL IRMÃO ROMANO, a nova creche, batizada com o nome CRECHE FRATERNIDADE MENINO JESUS, foi idealizada para o atendimento, com qualidade, de crianças entre 6 meses e 3 anos de idade, de famílias carentes que residem ou trabalhem na região.

 

MISSÃO

Garantir o direito das crianças à vida, ao crescer saudável, a igualdade de oportunidades, ao educar e ao amor. Acreditamos que o caminho para um futuro melhor se faz pela educação, pela igualdade de oportunidades, pela divisão dos conhecimentos e pelo amor ao próximo. A criança é a nossa esperança de um mundo melhor, por isto estamos assumindo a missão de cuidar, educar e amar essas crianças que nos serão confiadas.

 

VALORES

A criança é e será o nosso maior valor; a responsabilidade com seu pleno desenvolvimento e felicidade são os nossos objetivos, a educação é a nossa chave mestra para a construção de uma sociedade mais humana, igualitária e justa.

Todo o nosso trabalho é e será pautado na ética e na transparência. As ações, os recursos, os projetos e programas, estarão sempre listados em nossa página para que todos possam acompanhar. A transparência é o nosso dever e o direito de todos os envolvidos nessa ação.

 

PROPÓSITOS

A Creche Fraternidade Menino Jesus, além dos princípios previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, tem ainda os seguintes propósitos específicos:

  • Proporcionar o bem estar das crianças, num clima de segurança afetiva e física, durante o período de afastamento de seus familiares.

  • Contribuir com as famílias disponibilizando tempo para dedicação ao trabalho e obtenção de renda enquanto suas crianças estão sob nossos cuidados.

  • Auxiliar no resgate da dignidade social das famílias através de um processo de elevação da autoestima.

  • Promover o desenvolvimento integral da criança, estimulando a busca do conhecimento e completar a ação da família e da comunidade.

  • Estimular bons hábitos de saúde, higiene e alimentação.

  • Contribuir para a sociabilização, a integração e a interação das crianças, preparando-as para lidar com as diferenças.

  • Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana, tais como o respeito ao próximo, a si mesmo e ao meio.

 

CRITÉRIOS DE QUALIDADE

  • Tamanho dos grupos e relação adulto/criança adequados a cada faixa etária.

  • Colaboradores e educadores cientes de que, além do atendimento das necessidades físicas, pegar a criança, segurá-la, alimentá-la, trocá-la, cantarolar com ela, entre outros, é acima de tudo um ato de amor.

  • Ambiente arejado e funcional, com brinquedos e objetos para as crianças manipularem, e variadas oportunidades de interação entre as crianças entre si.

  • Alimentação balanceada, nutritiva e variada.

  • Programação adequada às necessidades e ao nível de desenvolvimento das crianças.

 

PROJETO ARQUITETÔNICO

O projeto arquitetônico da Creche Fraternidade Menino Jesus foi concebido para o máximo aproveitamento do perfil natural do terreno, com o menor custo possível e ao mesmo tempo atender todos os aspectos técnicos e legais que envolvem a construção de uma creche, sem perda da qualidade, da funcionalidade e do lúdico.

Banheiros e salas foram adaptados as necessidades dos pequenos, através de mobiliário adequado, comunicação visual e a preocupação de acessibilidade total para toda a construção.

 

Imagem Creche Retocada-WEB-OK.png

ASSISTÊNCIA SOCIAL

LOCAL: Rua Juquiá - Santo André - SP  ( Esquina com a Rua Ituiutaba)

bottom of page